sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Preço de seguir a Cristo

Mateus 16.24-28

24  Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome sobre si a sua cruz e siga-me.
25  Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por minha causa  achá-la-á.
26  Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?
27  Porque o Filho do homem há vir na glória de seu Pai, com os seus anjo, e, então, retibuirá a cada um conforme as suas obras.
28  Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Que homem é este, que convida os cansados e os oprimidos, garante-lhes alívio, mas lhes pode que tomem a sua cruz a cada dia se quiserem se salvar?(Mt 11.28)
Em geral, os pregadores, dicam na primeira parte. Apresentam apenas as bênçãos e deixam para um momento oportuno tocar nas responsabilidades. No preço e n compromisso. Jesus não negocia o evangelho. Jesus o anuncia. Mas apresenta suas implicações.

O PRINCÍPIO ARROJADO (v.24)
Depois de predizer sua trágica morte e gloriosa ressureição, Jesus estabelece normas básicas para o discipulado cristão: " Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me"(v.24)

Encontramos aqui três características básicas do discipulado:
1.  Seguir a Cristo é uma decisão pessoal: " Se alguém quer vir após a mim". O seguidor de Jesus é aquele que fez uma escolha. Ninguém é obrigado a seguí-lo.
Seguir a Jesus é um ato exclusivo. Deve ser fruto de uma decisão amadurecida e que amadurece ao longo da comunhão com Ele. Isso implica na decisão de ir após Cristo, caso contrário, não terá valor.
2.  Seguir a Cristo implica renúncia: " a si mesmo se negue". O discípulo de Jesus é aquele que não coloca como primeiro em sua vida a preservação de sua prória vida e apaga seus próprios desejos de prestígio e o poder.
No discípulo, o "eu" é substituído pelo "tu", que é Cristo. Não é mais ele que vive, mas é Cristo que vive nele (Gl 2.20). Quem coloca sua prórpria existência acima a de Cristo não é verdadeiramente seu discípulo.
3.  Seguir a Cristo tem um preço:
"tome a sua cruz e siga-me". Nossos pecados o obrigaram a fazer esta escolha pesada, para que nós pudéssemos fazer a suave de discípulado.
A nossa cruz é a de Cristo. Não tem o seu significado (morte vicária, isto é em lugar dos outros; é por nós mesmos) e não tem o seu peso (morte física). A cruz, prortanto, "não é apenas um instrumento sobre o qual Cristo morreu, mas também um modo de vida: o oferecimento diário do seu eu à vontade de Deus"

PERDER PARA GANHAR (V.25-26)
Olhando no fundo da alma ansiosa de seus ouvintes, Jesus foi ainda mais claro, como se dissesse:" Não tenham qualquer ilusão, pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la." Em outras palavras: está enganado aquele que, diante do compromisso necessário e do perigo próximo, escolhe colocar a sobrevivência própria em primeiro lugar. Aquele que agir deste modo estará enganado quanto aquilo que tentou preservar. Para os sem-Deus, esta nova vida é uma completa loucura, "certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, os que somos salvos, poder de Deus"(1 Cor 1.18)
Quando Jesus voltar, para completar a soberania de Deus sobre a história, levará aqueles que tiverem tomando sua cruz diariamente.
No seu reino não haverá lugar para Cristãos pela metade.

IR ALÉM DOS CONCEITOS


Ser discípulos de Jesus Cristo não é decorar algumas frases com conceitos em torno da fé cristã. É dispor-se a tomar a cruz e seguir, com ela às costas, o Senhor. Os cuidados deste mundo nos afastam de Cristo, fazendo com que nos envergonhamos dEle e que os envergonhemos, os nos celebrarmos a nós mesmos e não ao nosso Deus.
O verdadeiro discípulo é aquele que se alimenta aos pés do Mestre, que o coloca em primeiro lugar e que faz a sua vontade.

Pastor Aguinaldo Silva Duarte
(Pastor da Igreja Evangélica Congregacional do Sapê em Itaboraí- RJ)

Nenhum comentário: